O PROCESSO
O Diagnóstico
Até então os lojistas utilizavam a plataforma web de marketplace onde conseguiam gerenciar a sua operação através dela. Porém a experiência não era simplificada, principalmente porque exigia que alguma pessoa estivesse o tempo todo na frente do computador para acompanhar o status dos pedidos e assim realizar os devidos trâmites para que a logística da venda fosse concluída.
Essa realidade funcionava bem para grandes empresas que possuem muitas pessoas a disposição no back office, mas para o pequeno empreendedor que muitas vezes precisa se deslocar do escritório para o depósito ou mesmo para comprar utensílios, definitivamente não trazia agilidade.
Demora no processamento de tarefas – lentidão e atraso na operação.
A Via parece ter uma plataforma focada em grandes empresas – precisa de uma pessoa para cada ação.
Mudaria o processo comercial, hoje ainda
é engessado. Teria que ser mais automatizado, inteligente.
Com a realidade acima em mente, iniciamos nosso trabalho olhando especialmente para os lojistas de pequeno e médio porte. Nosso time de design realizou uma série de entrevistas em profundidade com objetivo de coletar informações e entender como eram as rotinas diárias, dificuldades encontradas na utilização da plataforma atual, além de outros empecilhos enfrentados pelas pessoas que gerenciam as lojas no marketplace.