Mais uma história de sucesso Fleye

Uma solução para o Varejo

NOSSO TRABALHO
UI/UX Design
Desenvolvimento de APP
INDÚSTRIA
Comércio
INTRODUÇÃO
SOBRE O CLIENTE

A Via é uma das maiores empresas varejistas do Brasil, responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto, da moveleira Bartira, além de administrar o site de comércio eletrônico Extra.com.br.
O DESAFIO
A empresa possui mais de 130 mil lojistas em seu marketplace, sendo 70% deles considerados pequenos negócios, organizações familiares ou com poucos funcionários em sua administração. Decidida a trazer mais praticidade e organização para esses pequenos e médios lojistas, a VIA procurou a Fleye para projetar e desenvolver um aplicativo que auxiliasse os gestores na operação de suas lojas virtuais, desde a oferta de produtos, acompanhamento das vendas até o atendimento ao cliente.
DURAÇÃO E EQUIPE
8 meses
2 UX/UI Designers
4 Desenvolvedores
1 Tester
1 Product Manager
O PROCESSO

O Diagnóstico

Até então os lojistas utilizavam a plataforma web de marketplace onde conseguiam gerenciar a sua operação através dela. Porém a experiência não era simplificada, principalmente porque exigia que alguma pessoa estivesse o tempo todo na frente do computador para acompanhar o status dos pedidos e assim realizar os devidos trâmites para que a logística da venda fosse concluída.

Essa realidade funcionava bem para grandes empresas que possuem muitas pessoas a disposição no back office, mas para o pequeno empreendedor que muitas vezes precisa se deslocar do escritório para o depósito ou mesmo para comprar utensílios, definitivamente não trazia agilidade.
Demora no processamento de tarefas – lentidão e atraso na operação.
A Via parece ter uma plataforma focada em grandes empresas – precisa de uma pessoa para cada ação.
Mudaria o processo comercial, hoje ainda
é engessado. Teria que ser mais automatizado, inteligente.
Com a realidade acima em mente, iniciamos nosso trabalho olhando especialmente para os lojistas de pequeno e médio porte. Nosso time de design realizou uma série de entrevistas em profundidade com objetivo de coletar informações e entender como eram as rotinas diárias, dificuldades encontradas na utilização da plataforma atual, além de outros empecilhos enfrentados pelas pessoas que gerenciam as lojas no marketplace.
O PROCESSO

O App Marketplace

Entendemos que o projeto do novo aplicativo do Marketplace deve ter duas fases:
1ª FASE
Melhorar a experiência da plataforma web atual, no qual descobrimos muitas lacunas e dificuldades encontradas pelas pessoas que a utilizam no dia a dia.
2ª FASE
Melhorar a experiência da plataforma web atual, no qual descobrimos muitas lacunas e dificuldades encontradas pelas pessoas que a utilizam no dia a dia.
Portanto, os principais objetivos foram:

Criar um novo canal de comunicação com o lojista.

Trazer uma plataforma consultiva em relação a venda.

Gerar alertas e notificações push ao longo de todo fluxo de venda e logística.

Usar inteligência artificial dentro do App para melhorias de venda.

Promover insights baseados em dados de busca, conversão e competitividade.

Criar um app minimalista e rápido com foco em venda e que conecte com nossos indicadores de qualidade, VIA COIN e sistema de recomendação.
O PROCESSO

Fase 1: Imersão

O que fizemos?

1.

Entendimento do negócio e análise de mercado

2.

Entrevistas e jornadas com lojistas.

3.

Mapeamento do novo app.

4.

Desenhos, testes e fluxo e protótipo funcional.

5.

Plano de trabalho, escolha das tecnologias e definição de escopo.

6.

Oportunidades de movimentos
estratégicos.
O PROCESSO

Fase 2: Desenvolvimento

Na segunda fase, nosso time de devs embarcou com tudo na construção do novo aplicativo, contanto com o apoio e suporte dos designers que desenharam a solução. O novo app foi desenvolvido com tecnologia Flutter, o framework mobile do Google, e teve duração de 4 meses para a primeira fase.
O que fizemos?
Implementação do app usando tecnologia Flutter

Integração do app com o programa Via de Vantagens

Integração do app com o sistema de inteligência para insights e vendas

Lançamento do app nas lojas Google Play e Apple Store

Acompanhamento da utilização inicial e ajustes necessários de UX/UI
RESULTADOS

Entrega

1.

Pensamos na experiência dos vendedores e propomos o design de um sistema respeitando a identidade visual da Via.

2.

Realizamos uma nova forma de comunicação fazendo com que seja mais fácil ter acesso as informações.

3.

Inovamos e trouxemos mais agilidade aos lojistas para que possam no acirrado mercado de e-commerce.
Obrigada Fleye que embarcou com tudo nesse projeto, e realizou um ótimo trabalho!!
Foi demais como todas as equipes se conectaram e apoiaram das diversas maneiras para que conseguíssemos trazer essa inovação para nossos lojistas e nosso marketplace da melhor maneira"

Fernanda Maraccini, Consultora Via Marketing

Transforme a realidade digital do seu negócio.

Agende uma consultoria →